WEB SEMÂNTICA NO JORNALISMO O uso de tags como ferramentas para atrair o leitor e organizar as notícias

Renata Pires de Mendonça Dantas

Resumo


O consumo crescente de informações pela Web e a interação pela internet entre leitor e produtor modificaram a forma de produção e divulgação de notícias feita pelos veículos de comunicação e jornalistas. Muitos veículos midiáticos passaram do formato impresso para o virtual. Jornais, rádios e TVs aderiram à rede de internet para a divulgação de notícias em portais e sites. A oferta de informação foi tamanha, que além da produção do conteúdo, os profissionais de comunicação passaram a se preocupar também com a conquista do leitor e o posicionamento de suas matérias na rede.  Para conquistar o leitor e ganhar visibilidade para o conteúdo, veículos e jornalistas começaram a utilizar ferramentas da Web Semântica em suas produções, em especial o tagueamento de notícias. Esse trabalho analisou o uso de tags pelo jornal online Estado de Minas como ferramenta para atrair o leitor e organizar as notícias, em matérias publicadas sobre a retirada dos camelôs e ambulantes das ruas de Belo Horizonte a mando da prefeitura da capital, em julho de 2017.


Palavras-chave


Web Semântica, Jornalismo Online, Tags, Internet, Jornal Estado de Minas.

Texto completo:

PDF

Referências


BASTOS, Helder. A diluição do jornalismo no ciberjornalismo. In : Estudos em Jornalismo e mídia, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/jornalismo/article/view/1984-6924.2012v9n2p284 2012

CRUZ, Luana Teixeira de Souza . Rota hipertextual baseada em tags. Discussão de processos de produção e leitura como sistemas complexos no contexto da Web. Belo Horizonte-MG: Semântica, 2014.

FORMAGGIO, Erick Beltrami. SEO – otimização de sites: aplicando técnicas de otimização de sites com uma abordagem prática. Rio de Janeiro: Brasport, 2008.

LÉVY, Pierre. As tecnologias da Inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Editora 34, 2004.

MOHERDAUI, Luciana. Interfaces nômades: uma proposta para orientar o fluxo noticioso na Web. São Paulo, 2012.

RIBAS, Beatriz. Web Semântica e produção de notícias: Anotações para o estudo da aplicação da tecnologia ao campo do jornalismo. FACOM-UFBA, 2007, Aracaju-SE.In: https://www.facom.ufba.br/jol/pdf/2007_ribas_sbpjor_aracaju_websemantica.pdf

SAAD CORRÊA, Elizabeth; BERTOCCHI, Daniela. A cena cibercultural do jornalismo contemporâneo: web semântica, algoritimos, aplicativos e curadoria. Matrizes, vol.5, núm.2, enero-junio, 2012, pp.123-144. Universidade de São Paulo. São Paulo-SP

SANTAELLA, Lucia. Matrizes da Linguagem e Pensamento: sonora, visual, verbal. 3. ed. São Paulo: Iluminuras/Fapesp, 2005.




Direitos autorais 2018 Renata Pires de Mendonça Dantas

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

 

NOVA CHAMADA | e-COM

Até o dia 1º de julho de 2018, a revista e-Com (www.unibh.br/revistas/ecom) recebe artigos, resenhas, tradução e entrevistas para sua próxima edição

(v. 11/nº 1/2018).

 

O dossiê do próximo número terá, como editora convidada, a professora e pesquisadora Lorena Tárcia (UniBH).

DOSSIÊ 

 “NARRATIVAS TRANSMIDIÁTICAS E/OU MULTIPLATAFORMAS:

CONCEITOS, CASES E PRODUTOS”

 

Maurício Guilherme Silva Jr.

Editor da revista e-Com

 

Lorena Tárcia

Editora convidada

 

[ecom@unibh.br | www.unibh.br/revistas/ecom]

Normas da publicação


1. A revista e-Com (www.unibh.br/revistas/ecom) aceita artigos, resenhas e entrevistas para publicação. Todos os textos devem ser inéditos em sua especialidade: resultados de pesquisas; resenhas e recensões críticas de obras científicas recém-publicadas nas áreas de mídia, cultura, sociedade, novas tecnologias, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, semiótica etc. (Obs.: Não serão aceitos capítulos de dissertações ou teses em que essa condição possa ser constatada no texto.)

2. O material para publicação deverá ser encaminhado, por meio eletrônico, após cadastro do autor do endereço eletrônico da revista: www.unibh.br/revistas/ecom

3. Todos os trabalhos deverão ser enviados, por meio do programa Microsoft Word for Windows, em fonte Times New Roman, corpo 12 e espaço 1,5.

4. De cada autor ou conjunto de autores, só será aceito, para publicação, um artigo por ano.

5. O(s) autor(es) deve(m) ser graduado(s), mestre(s) ou doutor(es). Não serão aceitos trabalhos de alunos sem a coautoria de seus respectivos orientadores.

6. Os trabalhos encaminhados devem ter de 10 a 20 páginas.

7. O material a ser publicado deve ser acompanhado de folha de rosto, com indicação de título; autor ou autores; instituição em que trabalha cada autor e atividade exercida na referida instituição; titulação acadêmica de cada autor; e-mail para contato.

8. Artigos e resenhas devem ser formatados em página A4, com espaçamento 1,5 e em fonte Times New Roman, 12. No caso de artigos, os textos devem ter de 10 a 20 páginas; no caso de resenhas, o limite são 5 páginas. Os artigos precisam conter:

a) Título (a expressar o conteúdo e a ideia geral do texto);

b) Resumo de até 10 linhas, em português;

c) Palavras-chave;

d) Nome do autor;

e) Em nota de rodapé, deve constar a titulação e a instituição da maior titulação do(s) autor(es), programa(s)/instituição(ões) ao(s)/à(s) qual(is) está(ão) vinculado(s) e e-mail.

f)  Pede-se, ainda, um abstract, em inglês, de até 10 linhas, para fins de indexação.

g) Também é preciso revelar se o texto já foi apresentado em congressos, simpósios, seminários etc.

h) As referências bibliográficas (Exemplo: SOBRENOME, Nome. Título do Livro. Cidade: editora, ano.) devem aparecer, em ordem alfabética, ao final do artigo.

9. Ilustrações, gráficos e tabelas (indicar a fonte quando não forem originais do trabalho), com as respectivas legendas e/ou numerações, deverão vir em folhas separadas, indicando-se, no texto, o lugar onde devem ser inseridos.

10. As notas de rodapé devem figurar ao pé da página em que seu número aparece. As notas de indicação bibliográfica, em pé de página, devem ser apresentadas observando-se a seguinte norma: sobrenome do autor em maiúsculas, título do livro ou texto consultado e número da página.

11. As referências deverão aparecer completas, ao final do artigo, em ordem alfabética de sobrenome de autor, atendendo-se às regras para indicação bibliográfica, conforme a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), cujos elementos básicos especificamos a seguir:

Citação de artigo de revista deverá conter: autor(es) do artigo, título do artigo, título da revista grifado, local da publicação, número do volume, número do fascículo, páginas inicial e final do artigo citado, mês e ano da publicação;

Citação de capítulo de livro deverá conter: autor(es), título do capítulo, organizador(es) da coletânea, título do livro grifado, número da edição (a partir da segunda), local de publicação, editora, data, página inicial e final do capítulo.

Citação de livro deverá conter: autor(es), título grifado, número da edição (a partir da segunda), local de publicação, editora, data, número total de páginas.

12. As páginas deverão ser numeradas na margem superior direita.

13. O material deverá vir devidamente revisado pelo autor. A Comissão Editorial terá direito de realizar nova revisão e alterações necessárias.

14. Os autores serão informados sobre a publicação ou não de seus artigos, desde que forneçam endereço eletrônico. A Comissão Editorial não se responsabilizará pela comunicação dessa informação aos autores que tiverem as mensagens eletrônicas a eles endereçadas devolvidas pelos provedores, por razões alheias à própria Comissão. Não serão emitidos, nem remetidos aos autores, pareceres escritos sobre artigos não aceitos.

 

ISSN: 1983-0890 | Qualis B5